domingo, 3 de janeiro de 2010

ANANÁS - o amigo por vezes desperdiçado

O ananás é presença quase obrigatória nas nossas mesas de consoada ou de passagem de ano.
Muitas vezes sabemos pouco de onde vem e qual a sua origem, mas todos dizemos que ajuda a digestão e pouco mais.
Vou tentar aqui ajudar um pouco a entender porque nos faz bem este fruto tão estranho e saboroso ao mesmo tempo.


Apelidado como “o rei dos frutos”, por causa da “coroa”, o ananás tem a sua origem nas regiões subtropicais e tropicais. As primeiras referências ao ananás remontam ao ano 1555, no Brasil, e já nessa altura se acreditava que o ananás tinha propriedades terapêuticas.
O seu sumo era usado para auxiliar a digestão e manter a pele limpa.
Outro dado curioso, é que os guerreiros aplicavam preparados do fruto sobre as feridas e usavam as folhas como ligaduras.


Só 200 anos mais tarde é que o ananás foi trazido para a Europa e, desde então, é consumido em todo o mundo das mais variadas formas, desde o fruto propriamente dito até às gelatinas.


O que distingue o ananás do abacaxi? Na realidade tudo depende das condições de cultivo, nomeadamente da temperatura. O abacaxi é cultivado ao ar livre, em climas tropicais, o que lhe permite ganhar um sabor mais adocicado, menos ácido e é mais pequeno enquanto que o ananás é cultivado a temperaturas mais baixas (por vezes em estufas), com um sabor mais ácido e menos aromático


Fruta de grande valor nutricional



É muito comum ouvir pedir uma fatia de ananás no fim da refeição e justificar a opção por que “ajuda a digestão”. O responsável por este benefício é uma enzima (bromelaína), que facilita o processo digestivo, ao mesmo tempo que actua enquanto anti-inflamatório.
Um destaque especial para o complexo vitamínico que enriquece a polpa deste fruto: vitaminas A, B1 e E, esta última que confere uma acção antioxidante que ajuda a proteger as células e tecidos de danos e agressões externas.

O que poucas pessoas sabem é que a sua textura macia esconde inúmeros benefícios nutricionais. O amarelo do ananás confere-lhe importantes propriedades nutricionais:

É rico em fibras dietéticas e sais minerais (fósforo, potássio, ferro, cálcio e magnésio).

Acção anti-inflamatória, devido à enzima bromelaína, que actua ao nível de algumas de doenças como a Artrite reumatóide.

Acção antioxidante, potenciada pela Vitamina C e pelo beta-caroteno, que protegem o organismo contra a acção dos Radicais livres.

Riqueza em vitamínica A (beta-caroteno), C e complexo B que actuam positivamente ao nível da protecção e regulação do organismo


O ananás é um fruto muito nutritivo, com propriedades que facilitam o processo digestivo, com uma acção refrescante, purificadora, laxante e mineralizadora. Quando integrado numa alimentação variada e equilibrada é um alimento eficaz na promoção da saúde.
Por outro lado, é um fruto com um elevado conteúdo de água e um baixo valor energético.
Este fruto sumarento e perfumado está também repleto de enzimas benéficas para o tratamento de coágulos sanguíneos susceptíveis de causar tromboses.


Exemplos práticos:

FATIAS - 155 GRS / 75.93 CALORIAS, distribuidas desta forma:

Manganésio - 2.56 mg (excelente); Vitamina C - 23.87 mg (excelente); Vitamina B1 - 0.14 mg (bom); Cobre - 0.17 mg (bom); Fibras - 1.86 g (bom); Vitamina B6 - 0.13 mg (bom).

CHÁ

Cascas de Ananás (de preferência ananás da ilha de S. Miguel – Açores); Açúcar a gosto; Água

1. Lave muito bem as cascas do ananás e ponha-as numa panela com água e açúcar.
2. Deixe cozer por 30 minutos.
3. Tire do lume e leve ao frigorífico antes de servir


Texto original:


Sem comentários:

Enviar um comentário

jmopnatural@gmail.com