sexta-feira, 5 de março de 2010

Em especial para as senhoras - ISOFLAVONAS DE SOJA

Nestes dias que antecedem o Dia Internacional da Mulher, que todos devemos respeitar, achei por bem apresentar um alimento que pode ser consumida por todos (mulheres e homens), mas em que as senhoras serão as que mais poderão ganhar com o seu consumo.
Estou a falar da SOJA.
Trata-se de uma leguminosa semelhante ao feijão ou ao grão.
Pode ser consumida em multiplas formas, sendo as mais conhecidas o leite de soja, o queijo ou Tofu e as sementes.
As pequenas sementes de soja representam um dos mais elevados potenciais nutritivos vegetais.
Contém cerca de 35% de proteínas que corresponde a duas vezes mais que a carne, tendo ainda todos os aminoácidos essenciais ao nosso organismo, sendo por isso um alimento de grande valor energético.
É a partir da soja que são estraídas as isoflavonas mais conhecidas.

ISOFLAVONAS DE SOJA

As isoflavonas de soja são hoje o produto mais investigado tendo em conta que podem ser utilizadas dado tratar-se de um fitoestrogénio com um papel muito importante na saúde humana.
Os componentes bioactivos da soja são: aminoácidos, péptidos, fibra e isoflavonas.
Estes encontram-se de forma natural na proteína da soja e as isoflavonas presentes são: genisteína, daidzeína e gliciteína.

As isoflavonas são hormonas naturais existentes em muitas plantas, que podemos extrair no consumo de muitas plantas, tais como: alho, salsa, soja, trigo, arroz, feijões, cenouras, batatas, tâmaras, romãs, cerejas, maçãs e no café.

Os principais fitoestrogénios com importância em nutrição e que podem ter maior peso na saúde humana são as isoflavonas de soja, em que os rebentos de soja apresentam maiores concentrações dessa substância activa.

As isoflavonas de soja têm um papel semelhante ao das hormonas femininas estrogénicas, com uma acção global sobre os diferentes sintomas da menopausa e as suas consequências. 

Estudos epidemiológicos têm sugerido que uma dieta com um alto teor de fitoestrogénios pode estar associada à baixa incidência de cancro da mama, do endométrio, da próstata e colorectal, o que parece ser resultado deste tipo de alimentação, uma vez que investigações científicas têm demonstrado um efeito inibidor sobre o crescimento de linhagens celulares de cancro em humanos.

Outros estudos clínicos e epidemiológicos mostraram, também, que as mulheres que praticam uma alimentação rica em soja apresentam menos sintomas e afrontamentos (Síndroma Climatérico), sofrem menos de osteoporose e doenças cardiovasculares comparativamente àquelas que consomem uma dieta tipica ocidental.
Os fitoestrogénios, são compostos naturais que se encontram nos alimentos com actividade semelhante à dos estrogénios, ou seja, comportando-se como estrogénios de baixa actividade, cerca de 1000 a 10.000 vezes menos activos que o estradiol, actuam através da sua fixação no organismo humano sobre os receptores dos estrogénios, imitando, assim, os efeitos hormonais destes.

O consumo de isoflavonas de soja está também indicado para está associada a uma redução do colesterol e de triglicéridos.
No que toca a prevenção da osteoporose, estudos bastante consistentes referem que as isoflavonas de soja, nomeadamente a ipriflavona, podem auxiliar na manutenção da densidade óssea nas mulheres menopausicas.

É ainda importante na conversão da energia acumulada no acuçar do sangue, actuando como agente anti-stress e ajudando no combate à depressão.

Também os homens poderão consumir isoflavonas como preventivo de problemas de próstata.

Como conclusão posso dizer que todas as senhoras, em especial na fase pré-menopausica e menopausica deveriam fazer tratamentos de prevenção com isoflavonas de soja, favorecendo assim a sua qualidade de vida e evitando problemas mais graves em idade mais avançada.




2 comentários:

  1. Está espectacular, simples e elucidativo, estando eu já na fase menopausica e sabendo os benefícios da soja, mais esclarecida fiquei quanto ao benefício das outras plantas apresentadas. Obrigada por se lembrar de nós e quando estamos próximo do dia mundial da mulher. Obrigada por ser quem é. “PARABENS”

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo esclarecimento. Eu não posso abusar... são isoflavonas a mais e já me deram um susto... Puseram outra vez a funcionar o que devia estar paradinho..

    ResponderEliminar

jmopnatural@gmail.com