domingo, 20 de dezembro de 2009

CASTANHAS - os frutos do Outono


A sua composição nutricional tão próxima da dos cereais, faz da castanha um fruto muito peculiar, tradicionalmente consumido no Outono.


Tal como os frutos gordos e amiláceos (noz, avelã, amêndoa, amendoim, etc), a castanha é um alimento tipico do outono. O que torna este fruto diferente é, sem dúvida a sua composição nutricional: é menos calórica que os restantes frutos gordos e amiláceos, já que o seu teor em gordura é significativamente inferior, no entanto, apresenta um teor superior em hidratos de carbono.

As castanhas são um fruto particularmente rico em hidratos de carbono complexos. A quantidade de gordura que apresentam, é em tudo muito semelhante à dos cereais, e consequentemente, muito inferior à dos restantes frutos gordos.

O seu conteúdo em água é de cerca de 50 %.

Tabela de composição nutricional (por 100g de porção)


Castanha assada com sal
Energia (kcal) - 211; Água (g) - 39,4; Proteína (g) - 3,5; Lípidos (g) - 1,3; Hidratos de carbono (g) - 45,5; Vitamina A (μg) - 11; Vitamina C (mg) - 46; Folatos (μg) - 56; Cálcio (mg) - 23; Potássio (mg) - 571; Magnésio (mg) - 48

mg = miligramas; μg = microgramas.
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006, pág. 100-101.

Vantagens e desvantagens

Pela sua riqueza em hidratos de carbono, a castanha constitui uma excelente fonte de energia.

Em culinária, é um alimento muito versátil, podendo ser consumida apenas cozida ou assada, mas também, utilizada como acompanhamento de pratos (castanhas assadas, cozidas ou em puré), em base para sopas, na confecção de molhos e até mesmo em sobremesas e bolos.



Sem comentários:

Enviar um comentário

jmopnatural@gmail.com